image1 image2 image3

HELLO I'M JOHN DOE|WELCOME TO MY PERSONAL BLOG|I LOVE TO DO CREATIVE THINGS|I'M PROFESSIONAL WEB DEVELOPER

Especial BLU-RAY

Blu-Ray,como o proprio nome ja diz, "raio azul" é gerado à partir de uma fonte de luz gerada pelo do leitor do disco. O Blu-Ray vem com inovações, ocorrendo assim mais interatividade da poltrona para o filme, com muitas interatividades, citamos por exemplo a melhoria do audio do filme, da imagem e dos menus onde a novidade será de voce navegar-lo sem ter que pausar o filme, e acesso à conteúdo especial dos filmes, somente quando conectado à internet, entre outros. Logo abaixo explico melhor.

O QUE É BLU-RAY

Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanometros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros).

Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser ("blue ray" em inglês significa "raio azul"). A letra "e" da palavra original "blue" foi eliminada porque, em alguns países, não se pode registrar, para um nome comercial, uma palavra comum. Este raio azul mostra um comprimento de onda curta de 405 nm e conjuntamente com outras técnicas, permite armazenar substancialmente mais dados que um DVD ou um CD. A Blu-ray Disc Association (BDA) é responsável pelos padrões e o desenvolvimento do disco Blu-ray. A tecnologia Blu-Ray é utilizada notoriamente pelo PlayStation 3 da Sony.

TECNOLOGIA
O tamanho do "ponto" mínimo no qual um laser pode gravar está limitado pela difracção, e depende do comprimento de onda de luz do laser e da largura da lente utilizada para gravar. No caso do laser azul-violeta utilizado nos discos Blu-ray, o comprimento de onda é menor que nas tecnologias anteriores, aumentando portanto o aproveitamento do espaço físico no Blu-ray (0.85, comparado com 0.6 para DVD). Com ele, e graças a um sistema de lentes duplas e a uma camada protetora mais larga, o raio laser pode direcionar-se de forma muito mais precisa na superfície do disco. Os pontos de informação legíveis no disco são muito menores e, portanto, o mesmo espaço pode conter muito mais informação. Por último, mesmo com as melhorias na tecnologia, os discos Blu-ray incorporam um sistema melhorado de codificação de dados que permite guardar ainda mais informação.

Outra característica importante dos discos Blu-ray é sua resistência aos arranhões e impressões digitais devido à sua morfologia. Os discos têm uma capa de substrato, cujo nome comercial é Durabis, que é composta por uma camada de substrato de 1,1 mm para um lado e 1 mm para o outro para permitir a criação de mais ficheiros de dados e o uso de um só lado. Inicialmente, pensou-se em criá-los como cartuchos, semelhantes a disquetes de computador, mas a TDK descobriu um substrato que permite evitar os arranhões e facilitar a leitura (mesmo que agora eles sejam bem menos comuns) quando sujos de gordura. Esta nova característica será muito apreciada pelos utilizadores, porque dificulta o surgimento de defeitos como nos CD e DVD arranhados sendo, por isso, uma qualidade adicional quando comparado com o formato concorrente, HD DVD.

GUERRA DOS FORMATOS

http://tec4you.files.wordpress.com/2007/12/blue-ray-versus-hd-dvd.jpg

Blu-ray e HD DVD concorreram pela sucessão do DVD. No entanto em 19 de Fevereiro de 2008, a Toshiba comunicou a decisão de não continuar com o desenvolvimento, fabricação e comercialização do HD DVD. Segundo Atsutoshi Nishida, presidente da Toshiba, a decisão da Warner Bros. em usar exclusivamente o Blu-ray foi preponderante para a tomada dessa decisão.[2] O Blu-ray ganhou assim a guerra contra o HD DVD e é o novo sucessor do DVD.

A Sony, tempos atrás, havia perdido uma batalha semelhante pelo formato de mídia de vídeo. Seu formato, o Betamax, concorrente do formato VHS, era tecnologicamente superior, mas por questões de mercado acabou perdendo a batalha.

E quando parecia que a Sony tinha garantido o reinado absoluto com o seu Blu-ray, a China anunciou em março de 2008 o desenvolvimento de um novo formato que irá disputar o mercado de mídias. O CH DVD é um formato baseado no falecido HD DVD da Toshiba. A idéia principal da China com esse novo formato é se livrar de pagar royalts para a Sony.

CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM E VELOCIDADE


Os discos BD vem em diferentes formatos de disco.

* BD-ROM: Um disco que é só de leitura.
* BD-R: Disco gravável.
* BD-RE: Disco regravável.

Um disco (kh) de camada única (Single Layer em inglês) Blu-Ray pode conter cerca de 25 GB de dados ou cerca de 6 horas de vídeo de alta definição mais áudio, e, no modo de dupla camada (Double Layer), este espaço é duplicado, podendo conter, aproximadamente, 50 GB. Suporta os formatos de compressão MPEG-2, MPEG-4 e VC-1. A velocidade de transferência de dados é de 36 Mbit/s (54 Mbps para BD-ROM), mas protótipos a 2x de velocidade com 72 Mbit por segundo de velocidade de transferência estão em desenvolvimento. O BD-RE (formato regravável) padrão já está disponível, assim como os formatos BD-R (gravável) e o BD-ROM, como parte da versão 2.0 das especificações do Blu-ray. Em 19 de Maio de 2005, TDK anunciou um protótipo de disco Blu-ray de quatro camadas (100 GB). Outros discos Blu-ray com capacidades de 200 GB (oito camadas) estão também em desenvolvimento.

Recentemente a TDK anunciou ter criado um disco Blu-ray experimental capaz de armazenar até 200 GB de informação em um único lado (3 camadas de 33.3 GB)



Diferenças entre o Blu-ray, HD DVD e o DVD

A imagem “http://i28.tinypic.com/15d07cj.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
http://static.hsw.com.br/gif/blu-ray-4.gif

O DISCO

http://www.smh.com.au/ffximage/2006/03/09/bluray09_narrowweb__300x414,2.jpg



BLU-RAY vs DVD

Nesta parte iremos mostrar as comparações entre definições de imagem em alta, média e baixa definição. Tirando por exemplo alguns filmes. Espero que alguem consiga visualizar essa diferença que é muito aparente.

http://www.designando.com/ref/video/dvd_hddvd_bd_compare01.jpg
clique na imagem para ser ampliada

http://plastik.hu/media/irobot-4fele.jpg
clique na imagem para ser ampliada

FILMES EM BLU-RAY

Irei mostrar neste blog uma pequena lista dos filmes já existentes no Brasil e lá fora.

http://www.katiakeres.com/ml/cm/img/blu-ray-a-clockwork-orange-0.jpg[Spider-Man+High+Definition+Blu-ray+Trilogy+Movie+Review.jpg]http://www.slashfilm.com/wp/wp-content/images/pansblu.jpg
A imagem “http://www.laaudiofile.com/images/crash_bluray.jpg” contém erros e não pode ser exibida.[I,+Robot+Blu-ray+Movie+Review.jpg]http://www.playstation3.com.br/MegaStore/imagens/produtos/1333/brdfifith.gifhttp://www.dothell.com/media/06-05-07/-70.gifA imagem “http://dvd.themanroom.com/images/covers/bluray/large/3676.jpg” contém erros e não pode ser exibida.http://img402.imageshack.us/img402/5254/ghost1bluth6.jpgA imagem “http://www.blu-ray.com/images/movies/covers/529_front.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
A imagem “http://img.villagephotos.com/p/2005-9/1071897/UntitledLogo.jpg” contém erros e não pode ser exibida.http://ec1.images-amazon.com/images/I/51XGUQ06uZL._SS500_.jpghttp://www.technofile.com/images/bd/2001.jpg

Entre outros já lançados aqui no Brasil. A gente não perde por esperar ....

Até mais.


Share this:

CONVERSATION

2 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Brilhante matéria sobre o Blue-Ray, Germano. Vendo as fotos comparativas da imagem ampliadas, nós temos a idéia de como NO DIGITAL, pelo menos, as diferenças são grandes quando se compara a imagem de um DVD com um Blue-Ray...

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

Dihelson Mendonça disse...

Acho que precisa só colocar as fontes de onde vc extraiu alguma parte da matéria. É sempre bom colocar.

Um grande abraço.