image1 image2 image3

HELLO I'M JOHN DOE|WELCOME TO MY PERSONAL BLOG|I LOVE TO DO CREATIVE THINGS|I'M PROFESSIONAL WEB DEVELOPER

FILMES TRANSCENDENTAIS

O cinema está moldando filmes com experimentos muitas vezes reais de pessoas que deram de tudo para conquistar seu ideal. Lições de vida que vemos na literatura tão bem colocadas, na música, com letras extraordinárias e de grande conotação artística, e dentre várias outras artes tão bem expressadas como arquitetura mostrando o trabalho do artista e vendo quebrar barreiras pessoais transpondo para a sociedade que reclama de tudo e de todos por um pedaço de supérfluo amarrado em alguma vitrine por ai.
Exemplos de vida que temos que conhecer, para pararmos pra pensar um pouco e criar vergonha na cara e tentar viver com garra e respeito a outrem. O cinema, entretanto, passou por maus bocados até chegar a seu ápice artístico. Hoje, sem dar rodeios, direto no ponto chave da obra, conta com veemência e sinceridade humana a corrida até o sucesso, seja ela espiritual, profissional, mental, cultural ou pessoal. Eis aqui os filmes os quais você realmente tem que se espelhar e fazer você refletir nem que seja por segundos e questionar o porquê vive com tanto sofrimento no mundo, qual o prazer de acordar de manhã, saber que você encontrará algo que às vezes lhe aborrece ou agüentar atos sem igual, como a violência ou a maldade que não entendemos.

A PROCURA DA FELICIDADE
Will Smith, indicado ao Oscar neste filme, faz uma interpretação maravilhosa e emocional, contando a verdadeira história de Chris Gardner, pobretão que não desistiu por nada, fica milionário, tornando-se um dos maiores empresários norte-americano.
Sensível, dirigido por um argentino Gabriele Muccino nos motiva de alguma razão a não desistir de nossos sonhos até encontrar a felicidade, mesmo que a felicidade seja o dinheiro e ficar perto do filho para ele.



ENCONTRANDO FORRESTER
Aqui não se trata de uma história, mas não importa, é a vida real. William Forrester ficou recluso por anos após ter ganhado o Pulitzer pelo seu livro. Genial escritor conhece Jamal, aluno excepcional de sua escola pública de seu bairro pobre. Jamal jogando basquete em frente seu apartamento, via sempre uma pessoa na janela observando-os jogar. Daí ele encara o Sean Connery e entramos em um universo fantástico de diálogos e ensinamentos agradáveis e coesos, nos transpondo no sofrimento e na satisfação de vida de ambos e se deparando com a dificuldade que cada um tem.

DE PORTA EM PORTA
A história de um dos maiores vendedores de porta em porta da Watkins Company. Bill Porter é deficiente mental e um lado meio paralisado de seu corpo, a sua mãe interpretada por Helen Mirren (excelente no papel) o ajuda a não desistir de suas vontades. Com a morte dela, ele começa a se virar sozinho, fazendo coisas que impressionam e agradam seus clientes a comprar seus produtos. Emocionante, mas muito meloso neste sentido emocional, carregada com eloqüência pelo William H. Macy. Filme televisivo, porém eficaz no que quer mostrar.

NA NATUREZA SELVAGEM
Não parece ser real, mas aconteceu. Christopher McCandless, auto chamado de Alexander Supertramp (o super andarilho) sai de casa deixando seus pais e sua irmã atrás de descobrir a vida, o sentido da felicidade, o prazer da vitória pessoal através da natureza selvagem. Em suas andanças, ele conhece outros transeuntes que o acolhem e desperta mais conhecimento sobre a vida e a sobrevivência. Este filme, pra mim, é vislumbrante tecnicamente e maravilhoso emocionalmente, nos dando a resposta da felicidade perfeita: “A felicidade só é felicidade compartilhada”. Desse gênero cine biográfico, se fosse pra começar do zero, Na Natureza Selvagem seria o precursor do novo cinema biográfico. E que trilha hein.
A FELICIDADE NÃO SE COMPRA
Também não baseada em fatos verdadeiros, este filme de 1952 de Frank Capra é um dos melhores filmes que o cinema já pôde criar em minha opinião. Homem cansado de sua vida se vê responsável por tudo que ta acontecendo de errado com as pessoas ao seu redor. Então, um anjo na noite de natal aparece pra ele, e o faz mostrar como seria a vida sem sua presença. Encantador e certinho (muito copiado hoje em dia por filmes chatos com uma edição mais ágil) nos faz lembrar de nossa importância na vida daqueles que almejam nossa aproximidade, nosso carinho, sem pedir nada em troca. A mesma questão do filme que falei anteriormente, a felicidade compartilhada não se compra.



ENERGIA PURA
Uma ficção científica de pura energia. Este filme traz uma idéia original e soberba. Um jovem fisicamente estranho, que é rejeitado e perseguido pelos colegas, possui um misterioso dom, que o leva a fazer coisas extraordinárias os quais mudam a vida daqueles que acreditam e o maltratam. Linda história de acreditar em si mesmo, o filme é sensível e bem conduzido nos fazendo refletir a importância do amor ao próximo mesmo que seja um estranho.



THE SECRET – O SEGREDO
O Segredo é um sucesso. Documentário que revela (ou não) todos os segredos de grandes pensadores do mundo todo e ensina de que maneira devemos usá-lo e logicamente sua eficaz da lei da Atração. A fé mostrada de forma científica deixa muita gente de orelha em pé, mas olhando para o lado positivo não custa nada ver este dvd e pesar o que se deve ser feito em nossos sonhos, ou vontades que com o poder de atrair coisas boas (como diz o filme e o livro). Obs.: O livro é baseado no filme.


A LUTA PELA ESPERANÇA
O homem Cinderela, como era chamado da época da depressão econômica norte-americana – chamada de New-deal – foi um bom pugilista que seu principal adversário foi à fome, a pobreza e a angústia de não conseguir dar a sua família (e quase perdê-la) o conforto merecido. Russell Crowe em uma interpretação estrondosa só equilibra o sofrimento e fazer refletir que como sofremos no mundo e como pessoas em nossa volta sofrem atrás de sonhos possíveis e não enxergarmos tais questões que destroem grandes talentos e o mais importante: A vida. Mais um exagero de sentimentalidade, mas extremamente capaz de fazer a gente pensar um pouco.



PODER ALÉM DA VIDA
Filmaço, definindo a história de Dan MIllman que com seu ar de prepotência conhece um senhor que o faz acreditar que a vida tem que ser vivida a cada minuto, a cada momento. Acredite em seu potencial e não se preocupe com o amanhã. Exemplo claro do cinema sem rodeios, que vai direto ao ponto chave do personagem e seus arquétipos. Nick Nolte transbordando uma atuação verossímil e competente e o carinha Scott Mechlowicz excelente no papel também.


Apesar desse cinema está trazendo respostas pra vida de maneira pessoal, isso agrada de maneira técnica e comovente, despertando a vontade de viver com respeito ao seu vizinho e fazendo a gente parar pra pensar o porquê vivemos nessa terra com o propósito de uma vida melhor. Que vida é essa que buscamos na nossa vida toda que encaramos como melhor?


Share this:

CONVERSATION

5 comentários:

Vegeta disse...

Já chegou na video shop o anime do Batman, aquele que ia sair antes do filme no cinema??

Demetrius Silva disse...

Não, ainda não. Estou sem previsão deste filme lá n alocadora, mas acreidto que em breve estará chegando.
Vou me informar e lhe respondo ainda esta semana.

Vegeta disse...

valeu então...

Dihelson Mendonça disse...

Poxa, são belas indicações mesmo, Demétrius! Eu já assisti quase todos. Ainda bem que tem aí uns 2 na sua lista que ainda preciso ver...

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

wendell disse...

dos filmes que você mencionou eu só ainda não vi De porta em porta e Poder além da vida.