image1 image2 image3

HELLO I'M JOHN DOE|WELCOME TO MY PERSONAL BLOG|I LOVE TO DO CREATIVE THINGS|I'M PROFESSIONAL WEB DEVELOPER

OS 10 MAIS DE 10 ANOS ATRÁS

Dez anos já se passaram que nem fez notar. O cinema neste longo (ou curto) tempo presenciou fenômenos que foram parar nas Telonas em 1999. Como uma comemoração, o Cinemania Cariri tráz a tona os 10 filmes mais importantes daquele ano recheado de clássicos modernos que hoje ainda gera discussão, conversas em bares com música legal, papos em Vídeolocadora e cultura até mesmo em escolas e universidades. Vejam aqui esta humilde lista para você gostar ou odiar:

10. TOY STORY 2

O primeiro filme praticamente fez colocar mais um gênero no cinema como Indústria e como arte e aprendizado. O pai das animações, Toy Story já é um clássico supremo. Depois disso tudo, o segundo filme dessa franquia genial consegue ser melhor que o primeiro. Toy Story 2 é fantástico, um roteiro o qual torna-se mais importante que a própria animação em si, mas é um absurdo não dizer que a tecnologia do tempo não fez dar uma melhorada no Caubói Woody e no Agente Espacial Buzz. Um looping de genialidade da Pixar que tá fazendo estória e história até hoje. Que venha o terceiro.




9. O INFORMANTE

Quem é Russell Crowe se não tivesse sido Michael Mann. O diretor de filme pra macho, o novo Fracis Ford Coppolla trouxe em 1999 um forte filme sobre o tabagismo. Um ex-biologista de uma empresa de tabac que foi convecido por ninguém menos que Al Pacino a falar sobre os absurdos da empresa em saber dos males e os vícios que o cigarro trás aos usuários. Fantástica obra que deificilmente envelhecerá.


8. O SEXTO SENTIDO

Triunfal, esta é a palavra para mistificar um dos maiores suspenses das últimas décadas no cinema. Dirigido pelo já emblemático M. Night Shayamalan, o filme com obsessões com as cores vermelhas, o desfecho surpreendente de um Bruce Willis morto o tempo e um Haley Joey Osment sumido, mas que apareceu neste filme que lhe rndeu uma indicação ao Oscar naquele ano, perdeno pra kevin Spacey já citado acima.


7. MAGNÓLIA

Paul Thomas Anderson já enlouqueceu com seus bastidores do Pornô no Boogie Nights, excelente obra, mas não melhor que Magnólia, um filme com três estórias paralelas de personagens de certa maneira querendo concertar um passado cheio de desesperança. Fantástico, a cena da chuva de sapos é sublime. O entrelaço da vida dos personagens é feito com dinâmica e maestria.



6. QUERO SER JOHN MALKOVICH

Uma coisa muito doida criada pelomaluco harlie Kaufmann, uma delícia de filme diga-se de passagem, conforntando com o espectador qual qual ideia queria se expressar ali naquele filme tão inusitado com um John Cusack num momento bacana e Cameron Diaz como a baranga do momento. Dirigido pelo também maluco Spike Jonze, merece estar na lista por uma obra sensacional para entra na cabeça do mestre John Malkovich por uma portinha encontrada no 7 andar e meio... E por ai vai...


5. DE OLHOS BEM FECHADOS

A última grande obra de Stanley Kubrick não deixa de ser sensacional, refilmado por não ter gostado das interpretações de Nicole kidman e Tom Cruise, Kubrick não pôde ver sua obra nas telonas. Bizarro e intranquilo, fez de 1999 um ano cheio de esquisitice e aventuras, que nesse caso, bem sexual. O filme é sem dúvida nenhuma, uma pequena obraprima de um gigante que morreu naquele ano.


4. BELEZA AMERICANA

Um dos melhores filmes de 1999, tráz Kevin Spacey depois da recusa de Tom Hanks (melhor pra sua vida pessoal) levou a estatueta de melhor ator naquele ano. O filme é o Memórias Póstumas americano contando a vida do personagem narrando já morto. Com interpretações ferrenhas de Annete Benning e, pra mim o melhor, Chris Cooper. Beleza Americana, é um soco no estômago da hipocrisia, de uma vidinha de merda dos americanso, de uma ironia descuidada dos Estados Unidos desunidos pela desistruturação da família.


3. CENTRAL DO BRASIL

relançado em 1999, porém, ele não se atribui a este ano, seu lançamento oficial foi em 1998. pesso perdão por ele esta aqui na minha lista. Mas de fato, ele está nessa lista por seu relançamento motivado naquele Oscar esquecível.  Um dos melhores filmes que já vi na minha vida sem exageros. Fernanda Montenegro desfilando atuação como se fosse precisar desse filme para ser conceituada (isso ela já é e muito). Walter Salles faz um filme melhor que seu concorrente em premiações (A Vida é Bela), com um tocante road movie pelo Sertão Brasileiro começando no Rio naquele formigueiro da Central do Brasil. Um trilha irresistível, fez de 1999 um ano de retomada, ou mais do que isso para o cinema nacional.


2. CLUBE DA LUTA

É difícil dizer qual o mais importante de 1999, Clube da Luta que até chacina aconteceu em uma sessão em São Paulo desse filme, ou Matrix, por tudo que já disse acima. Mas o negócio é o seguinte, o cinema também não foi o mesmo sem o personagem de Brad Pitt (ou seria edward Norton) Tyler Durden com sua esquisitice e o clube mais anti-político, anti-violência que o cinema já viu. David Fincher que já tinha feito duas obras fantásticas - Seven e Vidas em Jogo - desfigura uma montagem de niilismo, ceticismo de uma culpa que a sociedade não aplica. Um filme que lhe deixa com uma sensação arrasadora, Pixies orquestrando uma avalanche de prédios desmoronando, sabonetes feitas de maneiras não convecionais. Viva Clube da Luta.


1. MATRIX

O cinema não é o mesmo depois que Keanu Reeves vestiu um sobretudo e desviou de balas, pular de cima de um helicóptero, citar filosofia, cubercultura, mitologia, religião, e criar uma obra-prima que não se via igual desde Blade Runner (talvez). O filme dos irmãos Andy e Larry Wachowski trouxe uma nova experiência tecnológica de deixar Muybridge, os irmãos Lumière e até mesmo Thomas edson se estivessem vivos até hoje.


Alguns filmes de grande impacto ficaram de fora como À Espera de Um Milagre, Corra Lola Corra, South park, A Bruxa de Blair, A Vida é Bela entre outros. Fique a vontade e participe.


Pesquisa e Texto: Demetrius Silva

Share this:

CONVERSATION

4 comentários:

Rick Lima disse...

Posso me dar o luxo de dizer que vi a história acontecer. Eu tinha alguns anos de adolescência e tinha tempo de sobra pra gastar com cinema. Vi 7 dos 10 filmes da sua lista: Matrix, Clube da Luta, De Olhos Bem Fechados e O Sexto Sentido. Além de O Informante, Beleza Americana e Toy Story 2 que vi em 2000. Sinto um prazer imenso de dizer isto, sério. Mas você esqueceu que a saga de George Lucas, apesar de bem aquém do original, retornou num episódio 1 naquele ano. Pode não ter sido um filmão, mas foi maior bilheteria de 1999. Ah, Central do Brasil e A Vida é Bela são de 1998, ok!? E eu ainda incluiria outra pérola daquele ano tão frutivo: Três Reis.

Abraços.

André disse...

Olá Demetrius, parabéns pelo texto, pesquisa e fotos tão bem escolhidas. Também gosto de cinema, já pensei até em montar um blog sobre o assunto. Mas por enquanto, possuo um blog apenas com variedades, dê uma conferida: www.oficinadeideias54.blogspot.com
Abraço, fé em Deus e muito sucesso.

Demetrius Silva disse...

Rick, vc é o cara, o central do brasil segundo minhas pesquisas, diz ter tido estreia em 1999 no começo do ano. deixei de fora Star wars por esquecimento mesmo, mas era dificil eu renegar esta lista (adoro Toy Story 2) E Três Reis não gosto muito, estefoi omotivo. Repito, vc é o cara...

andré velho, obrigado pelo elogio, faço isso por vontade mesmo, adoro cinema como vc, e gostei muito do seu blog. Espero compartiharmos reportagens e conhecimento. VAleu!

Rick Lima disse...

Mas é, Central do Brasil é de 1998 mesmo. Se não não estaria no Oscar de 1999, correto!?
E eu realmente adorei esta retrospectiva, 1999 foi um ano muito produtivo. Teve Michael Caine brilhando em Regras da Vida, Angelina Jolie arrasando em Garota, Interrompida, Hilary Swank mostrando o talendo grandioso em Meninos Não Choram, teve o Tarzan da Disney, teve a pequena pérola Robô Gigante do diretor de Os Incríveis... e por aí vai. Sucesso pra você meu brother, você vai longe!