image1 image2 image3

HELLO I'M JOHN DOE|WELCOME TO MY PERSONAL BLOG|I LOVE TO DO CREATIVE THINGS|I'M PROFESSIONAL WEB DEVELOPER

DISTRITO 9, 9 E OUTROS NOVES



Neill Blomkamp é um visionário. De um curta experimental (no sentido de experiência mesmo) para as telonas, ele criou uma epopéia mágica e intrínseca que atravessa de uma humanidade suja e inoperante ao caos de uma situação indigesta para ambas as partes, a qual se relaciona com alienígenas que exilados pelos homens após aterrissar em solo sul-africano. Com uma explicação sobre o ocorrido em todo o filme com uma peculiar desinência ao documentário, Distrito 9 se torna sim um dos melhores filmes de 2009.
Em minha humilde lista dos Dez melhores do ano passado, este filme ficara de fora pelo fato de não ter conseguido assistir a tempo e ter esperado o DVD chegar para conseguir prestigiar umas das melhores obras de ficção científica desde Matrix, o filme Distrito 9 resvala na extrema capacidade (onde levou Peter Jackson a acreditar no projeto e no diretor Blomkamp) e criou uma atmosfera suja e asquerosa no limiar da competência técnica e organizada que o cinema é.
Gravado totalmente na terra natal de Neill Blomkamp, em Johannesburg na África do Sul, com uma impecável produção técnica de efeitos visuais, digo isso pelo pouco dinheiro investido no filme que chega somente na casa dos 50 milhões de dólares arrecadando mais do dobro. Que faz do filme mais realista e de potência rítmica perturbadora e frenética no que se propõe o Distrito 9. Curandeiros africanos querendo devorar Aliens para ter o mesmo poder e força para manipular as armas onde somente os ET’s podem usá-los.
Contudo, uma Edição estilizada agoniada do começo ao fim, com parâmetros de documentário (acho que já falei sobre isso...) e um roteiro onde lhe rendeu a indicação também ao Oscar, além de Melhor Filme, Distrito 9 é uma Excelência de produção, com uma estória ágil e de grande impacto social.



9 – A Salvação, um filme que todos que entram na locadora onde trabalho alude este filme a Tim Burton, mas não é.
Dirigido e roteirizado por Shane Acker, estudante de cinema em animação, que fez um curta-metragem com o mesmo nome e mesmo enredo encheu os olhos de Tim Burton apadrinhando o projeto para um longa (o mesmo caso de distrito 9, tendo Peter Jackson adotando o projeto e praticamente bancando o filme que rendeu 3 indicações ao Oscar).
9 é o bonequinho que acorda num mundo devastado, destruído pela velha rivalidade entre homens e máquinas que o cinema sempre avisa em filmes tempestuosos em arrasa-quarteirões e tudo mais. Então 9 encontra o 7, e descobre que não é o único naquele gigante mundo de perigos e descobertas.
O interessante nisso tudo é que cada boneco representa uma particularidade de seu inventor, que deu vida a estes seres para uma nova procriação, colocando, digamos assim “pedaços de sua alma”, neles, e cada um aparenta uma personalidade, um equilíbrio que nós seres humanos temos.
O boneco 1 tem como questão a liderança, o juízo de mostrar controle nas situações, o 2, a inteligência, o poder de criação, o 3 e o 4 que são gêmeos, inquietos e de grande informação adquirida, o 5 o afeto, a necessidade de nunca desistir, o 6 a obsessão, o desprendimento da razão diante daquilo que o, a 7 a agilidade e o lado feminino de sentimento de responsabilidade, o 8 a força física e o vício e o 9 o principal pela coragem irradiada de dentro, sem temor, confrontada com a curiosidade que todos nós temos.
Um filme apocalíptico, que busca a coragem dentro de todos nós, mesmo se for divididos em nove pedaços para encontrar a paz que cada um acredita existir. Uma animação de grande impacto que merece ser visto.


Dentre outros noves no cinema o musical Nine que ficou de fora da corrida do Oscar apresentou essa nova gama de 9 sucessivos que os filmes estão colocando em circuito. Sem falar do filme Número 9 que não teve nenhum êxtase e o não tão famoso 9° Pelotão ou até mesmo o clássico 9 ½ semanas de amor. Nine Miles Down, Wolken Neun, The Nine Lives of Marion Barry (Documentário da HBO sobre o ex-prefeito negro de Washington, DC, que foi famosamente preso com crack num quarto de hotel da capital americana, numa operação do FBI que usou sua namorada como informante), Subjectified: Nine Young Women Talk about Sex (Documentário em que 9 mulheres jovens falam de sexo e apresentam um ponto de vista feminino para a discussão da sexualidade), 9-9-09 (Um mistério envolve uma cidade que foi atacada em 9 de setembro de 2009. No futuro, 60 anos depois do incidente, a última sobrevivente conta em flashback o que realmente aconteceu naquele dia) e One Nine Nine Four. Porém, com muita incerteza que digo que o número 9 é um número místico dentro dos títulos do cinema, e se eu tiver alguma referência com minha série de TV favorita não descarto que Lost na soma de seus números maravilhosos: 4, 8, 15, 16, 23 e 42 que somando da 108 e 1+0+8= 9.
Nota Distrito 9: 9.5
Nota 9 - A Salvação: 9,0

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: