image1 image2 image3

HELLO I'M JOHN DOE|WELCOME TO MY PERSONAL BLOG|I LOVE TO DO CREATIVE THINGS|I'M PROFESSIONAL WEB DEVELOPER

Na Vídeo Shopp Locadora chegara nove filmes do cinema de arte europeu, dentre eles, seis são de Ingamar Bergman, em destaque "Persona", considerada como uma das melhores realizações da história do cinema. O filme de Bergman vai além do simples deleite: ele desperta a reflexão e questionamentos sobre o cinema, seu papel, a representação, o teatro e o próprio homem. Persona não apresenta apenas uma história, instiga o espectador a decifrar suas imagens e seus significados implícitos. Mais do que um filme que trabalha a metalinguagem, Persona é um questionamento sobre o ser humano e sua psique.
O filme conta a história de Elizabeth Vogler (Liv Ullmann), uma atriz que surta durante a apresentação da tragédia Electra. Como conseqüência, Elizabeth repousa em uma clínica psiquiátrica. A médica responsável conclui que sua estadia na clínica não surte resultado e assim sugeria que ela vá para sua casa de praia junto com uma enfermeira Alma (Bibi Andersson). Mesmo na praia Elizabeth recusa-se a voltar a falar, mas isso não impede que uma forte relação de identificação se estabeleça entre ela e Alma. Quando Alma sente sua confiança traída, ela volta-se contra Elizabeth e os papéis que representavam até o momento são invertidos. Por fim, as duas voltam da praia, e Elizabeth retoma seu trabalho de atriz.
Absolutamente soberbo e obrigatório para cinéfilos e para aqueles que devem conhecer Bergman mais de perto, este filme é brilhante e assusta com suas imagens vislumbrantes.
Além deste, O sétimo selo (clássico obrigatório), sonata de Outono (perfeito), O rosto (excelente também), Uma lição de amor e Monika e o desejo.
Filmes de Renoir, Miguel iglesias com o seu Dio come ti amo e o primeiro longa-metragem de Bertollucci, "A morte La Commare Seca". Confira se não viu, reveja quem quer lembrar destes principais artistas da humanidade na sétima arte.

Share this:

CONVERSATION

1 comentários:

Anônimo disse...

Sou um novato ainda nas obras de Bergman.
Só assisti dele Morangos Silvestre, O Sétimo Selo e Sorrisos de uma noite de amor.
Vou aproveitar e locar esse Persona depois.
Estou com Sonata de Outono emprestado.