image1 image2 image3

HELLO I'M JOHN DOE|WELCOME TO MY PERSONAL BLOG|I LOVE TO DO CREATIVE THINGS|I'M PROFESSIONAL WEB DEVELOPER

INSATISFAÇÃO - POR ROGÉRIO AZEVEDO


A insatisfação daqueles que queriam ver na sua estreia no Cariri da Continuação febrio do Crepúsculo foi adiado. Conforme de costume, o Cine Cariri deu pé atrás e terá estreia em data ainda não definida. Veja aqui o texto do Rogério Azevedo que inspira os fãs fervorosos da franquia do momento:





O som ensurdecedor dos carros podia ser ouvido a distancias. Operários trabalhavam num ritmo acelerado pelo estacionamento, andando de um lado para o outro. Os raios do sol mal haviam surgido e um agrupamento de jovens já tumultuava um dos principais portões do shopping. As conversas giravam em torno da tão aguardada estréia do filme Lua Nova, que teve pré-estréia meia noite do dia 20 nas principais capitais do Brasil e do mundo. Em poucas horas milhares de fãs em todo o mundo poderiam conferir o filme, um dos mais aguardados do ano.


Claro que para os fãs do longa aqui da região do Cariri as coisas seriam bem diferentes. O portão do shopping abre pontualmente às 10 horas e agitados e correndo os fãs conseguem chegar à bilheteria do Cine Cariri. Chocados deparam-se com o aviso: Prezados clientes, informamos que o filme “Lua Nova” será exibido somente sábado, 21/11 por motivos de atraso na entrega do mesmo. Agradece a gerencia. Como não corre sangue frio nas veias de nenhum dos fãs que ali se encontravam logo as lágrimas de muitos começam a verter, a indignação de todos se torna transparente e nada pode ser feito por todos estes que ali estão com seus corações partidos.

Fã que se preze, vê filme em dia de estréia mundial e claro, na primeira sessão. Um acontecimento deste, que segundo a própria gerencia do cinema explicou, houve atraso na entrega do celulóide, nos faz questionar se nossa região do Cariri, em especial a cidade de Juazeiro do Norte difere das demais cidades interioranas do Ceara. Gostaria de poder imaginar como as coisas teriam sido muito deferentes, caso a estréia de Lua Nova tivesse sido bem sucedida no nosso cinema. Mas as imagens de outros fãs aos prantos, outros brigando em vão não saem dos meus olhos. Será uma cena difícil de esquecer. Um dia inesquecível na vida de todos eles, não por um momento lindo e feliz, mas por minutos de dor e desespero que ficarão gravados em seus corações pra sempre.

Horas depois da não estréia de Lua Nova e muitos já estavam jogando pedras em nós fãs. “Tanto drama por um filme como Lua Nova?” “Pensei que tivesse morrido alguém.” “Eu ri das carinhas juvenis, decepcionadas na porta do shopping.” O fato é que a Orient Filmes atrasou a entrega do filme e muitos com isso foram afetados. Sim o filme entra em cartaz no segundo dia da estréia, e de um dia para o outro só se passam algumas horas. É verdade eu sei, mas o mundo criado na mente de uma criança é algo inviolável e é este o maior tributo do cinema, o legado a nos deixar depois de assistir-mos a um filme. A capacidade de sonhar. No dia que eu comprei meu livro Lua Nova, já pensei logo no filme. Li Crepúsculo meses antes de ver o filme, e claro vi no cinema, embora atrasado, por que o filme só chegou aqui meses depois. Então sonhei com a estréia de Lua Nova. Assim como eu centenas de outros fãs da região do Cariri.

Sei de muitas pessoas que criticam a obra O Senhor dos Anéis e o estardalhaço que os fãs fizeram pelos filmes e das onze estatuetas que o terceiro O Retorno do rei carregou pra casa. Sou fã das obras de Tolkien. Não estou aqui querendo comparar O Senhor dos Anéis, um épico singular e um marco na nossa literatura mundial, com os livros de Stephenie Meyer. Apenas querendo colocar na cabeça das pessoas que em questão de gosto, seja em qual vertente for, não há margem para opiniões. Uma pessoa pode gostar chocolate e outra de leite. E por ai vai.

O que não pode é acontecer um ato de descaso deste nível, e nós ficarmos calados, esperando o “sábado” chegar e assistir ao filme como se nada tivesse acontecido. Eu sempre tive absoluto respeito pelo Cine Cariri, prova maior é que sou dono de uma das comunidades ativas no Orkut e moderador deste e de outro blog. A saga Crepúsculo vem encantando pessoas ao redor do mundo e sua continuação Lua Nova é sem dúvidas um dos filmes mais aguardados do ano. Meus sentimentos pelo nosso cinema estão duvidosos. Questiono-me quanto a índole dos nossos distribuidores em nos enviar um material de tamanha importância apenas faltando poucas horas para ser exibido na nossa sala. Claro, de São Paulo para Juazeiro do Norte em tráfego aéreo são pouco mais de quatro horas. Mas, levando em conta que nossos aeroportos enfrentam uma infindável crise de atraso, creio que não custaria nada os superiores enviarem a nossa cópia pelo menos com dois dias de antecedência. O caos de hoje, a tristeza de muitos teria sido poupado. Mas como o ser humano é na maioria das vezes falho, eis um prova da invalidez humana, de sua incapacidade de atingir a perfeição. Vai saber o que se passa na cabeça desses grandes monopolistas que tem total controle na distribuição dos filmes aqui no Brasil.

Dizem que não se deve chorar por leite derramado, porque o mesmo já podia está estragado. Lua Nova não entrou em cartaz no Cine Cariri. Isto é fato. Quem quiser ver o filme poderá, pois o mesmo em poucas horas estará em cartaz. Particularmente, eu não verei o filme, irei esperar pela versão em DVD. Choro pelo leite derramado e solidarizo-me a todos os fãs de Lua Nova pela nossa não estréia. É como postei na minha comunidade: LUTO - estamos de luto pela invalidez e incompetência da Orient Filmes por não nos enviar a tempo o filme Lua Nova.

Para Eclipse tomarei providencias para vê-lo em Fortaleza. Continuarei vendo filmes no Cine Cariri. Mas estréias como Eclipse, Harry Potter e as Relíquias da Morte, partes 1 e 2, Amanhecer e claro, O Hobbit, partes 1 e 2 eu verei na nossa capital. Pelo menos terei certeza de que os filmes estarão em cartaz nas datas originais de estréia. Bom, eu acho.

Rogério Azevedo - dono da comunidade Cine Cariri Shopping.

Share this:

CONVERSATION

1 comentários:

George Marcus disse...

Pois gosto é algo inquestionável. Não me importa a idade que você tem, mas, meu velho Lua Nova!? Você queria ver o que, a canastrice demente da Bella, a palidez plástica do Edward ou a barriga tanquinho do Jacob. Ah, já sei, você queria ver a Dakota Fanning! Acho que não tenho mais sua idade, ou melhor, acho que nunca tive. Sou tão fã de cinema quanto você, talvez até mais. Mas tanta celuma por causa da adaptação de um livro da Stephanie Meyer!? Wake up, brô! Se guarda pra ver o próximo de Scorsese ou o novo de Cameron, tem mais futuro pra ti. Fica a diga.